quarta-feira, 30 de março de 2016

Porque muda a hora?!


Que existem dois horários já todos nós sabemos, mas muitos de nós nunca se interrogaram o porquê de isto acontecer.
Depois da mudança da hora no passado fim-de-semana, surgiu-nos esta questão, mas afinal porque muda a hora?! Para procurarmos a origem destes dois fusos-horários temos de recuar quase 100 anos até 6 de Abril de 1916.
A mudança da hora teve origem na primeira grande guerra em que a iluminação das fábricas de armamento, ruas e casas era resultante da queima do carvão. Quantas mais horas se trabalhasse debaixo da iluminação proveniente da queima do carvão, maiores seriam os custos com esta matéria prima.
Fonte da imagem: Agência Lusa
Foi então que a 6 de Abril de 1916, Guilherme II da Alemanha em conjunto com o imperador Austro-húngaro (em plena 1ª guerra mundial) resolveram adiantar uma hora no fuso-horário, as vantagens eram imensas, destacando a poupança nos custos da extracção e exploração do carvão bem como uma maior segurança na descarga dos barcos de armamento, pois as tochas alimentadas pela combustão do carvão facilitavam a sua posição face a localização do inimigo.

Bem, mas em 1916 justificava-se esta alteração como constatamos acima, e agora será que ainda se justifica a mudança da hora?!
Há quem diga que sim e há quem diga que não face à latitude ocupada pela nossa "Ocidental Praia Lusitana" como dizia Camões, os que dizem que sim justificam-se com a poupança no consumo de electricidade nas vias públicas e os que dizem que não justificam-se com a  alteração radical no ritmo biológico, ou seja, quem tem por hábito almoçar às 13h e jantar às 20h já sabe que a dada altura do ano tem que almoçar mais cedo e posteriormente tem de alterar novamente.
Na minha opinião, tendo por base que não tenho hora certa para almoçar ou para jantar vejo a mudança da hora como uma coisa boa, sabem porquê?! Porque gosto da sensação da chegada da hora de verão, olhar para o relógio às 21h e verificar que ainda existem uns raios de luz solar no horizonte :)











2 comentários: