quarta-feira, 15 de junho de 2016

Aveia - Benefícios e Receitas



Quem acompanha regularmente o blogue já se deve ter apercebido que cá em casa usamos bastante a aveia em diversas receitas pois esta tem muitos benefícios.

Segundo a Wikipedia  a aveia é considerada pelos nutricionistas um cereal muito nutritivo, por possuir cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. A aveia está em evidência atualmente pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição do colesterol total e LDL-colesterol, e sua manutenção de níveis adequados.
Existem estudos que sugerem que o consumo de aveia em diferentes quantidades está associado ao controle da glicemia (açúcar no sangue), manutenção e diminuição do colesterol sanguíneo, controle da pressão arterial e regulador do trânsito intestinal, evitando a constipação.
A fibra solúvel presente na aveia, a chamada β-glucana, é responsável por parte das vantagens do consumo deste cereal. Tais fibras solúveis retardam o esvaziamento gástrico, resultando em uma maior saciedade. Elas, também, ao entrarem em contato com a água, formam géis que tornam o bolo fecal maior e mais viscoso e, resultando em menor absorção das substâncias presentes neste bolo, como glicose e colesterol, devido a uma menor ação de enzimas digestivas.
(...) O consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras (ateroma), que causam doenças cardiovasculares.

Assim sendo, e dado que a aveia é tão benéfica para a nossa saúde (desde que consumida com moderação), deixo-vos algumas sugestões de receitas onde usamos a aveia em flocos e/ou farinha (para verem a receita basta clicar por cima da que vos interessa e são reencaminhados para o link da mesma):

Sem comentários:

Enviar um comentário